EDUCAÇÃO - Estudante Juizforano é medalha de prata da Olimpíada Global de Matemática na Tailândia além de receber o troféu por ter gabaritado a parte de raciocínio lógico da competição

05/05/2024

Imagine ter apenas 13 anos e ser convocado para participar de uma Olimpíada Global de Matemática na Tailândia e ainda por cima sair com uma medalha de prata na premiação geral, além de um troféu por ter gabaritado a parte de raciocínio lógico da competição. Essa é a história de Emanuel Lopes, estudante mineiro do Colégio Militar de Juiz de Fora. O interesse pelas competições começou ainda na escola, quando escutava os professores comentando sobre a importância das disputas "Minha primeira Olimpíada Nacional foi em 2021, quando conquistei a medalha de bronze. Depois disso continuei me empenhando nos estudos até conseguir passar para essa na Tailândia", contou.

Para Emanuel, a preparação para os concursos não tem segredo: "É preciso muita dedicação, faço cursos on-line e foco também nos exames que já foram aplicados". Ser aprovado para participar dessa competição foi pouco para Emanuel, que saiu com a uma medalha de prata na premiação geral e um troféu por ter gabaritado a prova de raciocino lógico. "Foi uma experiência sensacional! Eu me dediquei muito, nunca tinha ido para fora do Brasil e imagina ir para outro país fazendo o que eu mais gosto, que é matemática. Foi surreal. Nunca vou me esquecer desses momentos tão especiais, ainda mais saindo de lá com a medalha e o troféu". Apesar do talento e do excelente desempenho na matemática, a ida para a Tailândia não foi fácil e só foi possível depois que o estudante conseguiu ajuda com o custeio da viagem através de uma vaquinha na internet. Agora, Emanuel foi convocado para a Copernicus Olimpíada, em Nova Iorque, em junho, competição que homenageia o famoso matemático, físico e astrônomo polonês Nicolau Copérnico. Para isso, o estudante vai precisar de nova ajuda de custo: "Estamos correndo atrás de documentação, olhando tudo o que precisa, mas é uma viagem muito cara pra gente conseguir pagar tudo sozinho", disse a mãe.